Departamento de Educação está aceitando transferências de alunos da rede privada

Publicado em 11/08/2020 às 15:55 - Atualizado em 11/08/2020 às 15:55

O Departamento de Educação da Prefeitura de Agronômica, com orientação do Ministério Público de Santa Catarina, está aceitando transferência de alunos da rede privada (particular) para as escolas municipais, Um dos motivos é o efeito causado pela pandemia do novo coronavírus.

Os contatos disponíveis são: diretora de Departamento: (47) 98829-9426; assessora especial (47) 98833-4894 e foi oferecido também o endereço eletrônico do setor que é ensino@agronomica.sc.gov.br.

O objetivo é evitar que crianças e adolescentes fiquem fora da sala de aula, a instituição enviou ofício para a Secretaria de Estado da Educação e para a UNDIME, órgão que reúne todos os dirigentes municipais de educação nos 295 municípios catarinenses, solicitando a facilitação de matrículas de alunos da educação básica neste momento de crise.

Preocupado com uma possível migração de alunos da rede privada para as instituições públicas de ensino e para evitar que crianças e adolescentes fiquem sem estudar neste momento de crise, o Ministério Público de Santa Catarina solicitou à Secretaria Estadual de Educação e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Santa Catarina (UNDIME/SC) que aceitem todos os pedidos de novas matrículas de estudantes em idade escolar obrigatória, dos 4 aos 17 anos.

O fenômeno tem diversas causas, desde o impacto da crise socioeconômica nas finanças familiares em razão da pandemia da covid-19, a impossibilidade de negociação das mensalidades com as escolas até o descontentamento com o método adotado para o ensino não presencial. A situação vem sendo acompanhada de perto pelo Ministério Público de Santa Catarina.