Professores receberam orientações de bombeiros

Publicado em 07/02/2020 às 21:00 - Atualizado em 07/02/2020 às 21:00

Nesta quinta (6) os professores da Rede Municipal de Ensino de Agronômica foram orientados por bombeiros. O grupo recebeu orientações sobre primeiros socorros, no salão paroquial, no Centro. Investir no professor é uma das formas de garantir um ensino de qualidade para os alunos agronomenses.

Os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, no caso dos estabelecimentos públicos.

“A capacitação é importante exatamente porque se esses acidentes, seja a parada cardíaca, seja a obstrução, acontecem na presença de alguém que sabe fazer as manobras, dobra a chance de sobrevida dessa pessoa”, afirmou o prefeito de Agronômica, Cesar Cunha.

No caso da parada cardíaca, para cada minuto que a pessoa fica sem a massagem cardíaca, diminui em 10% a chance de sobrevida. Depois de dez minutos em parada cardíaca, sem socorro, as chances de sobrevivência dessa pessoa são mínimas. E caso ela sobreviva, provavelmente vai ter sequelas neurológicas muito graves.

No caso do engasgo em si, com um pedaço de carne ou uma bala, qualquer tipo de alimento ou objeto, se aquele atendimento não for efetivo nos primeiros cinco a dez minutos, muito provavelmente essa pessoa vai evoluir inevitavelmente para uma parada cardíaca.