Prazo final para o alistamento militar obrigatório
30/09/2020 às 07:00 até às 13:00
Casa da Cidadania
O presidente da República Jair Bolsonaro decretou a prorrogação até 30 de setembro do prazo para a apresentação para o alistamento militar obrigatório. O decreto também é assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
A mudança foi anunciada por conta da pandemia do novo coronavírus e foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) desta sexta-feira (29). O alistamento pode ser feito pela internet.
O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Devem se apresentar: brasileiros, do sexo masculino, e que completem 18 anos de idade em 2020.
De acordo com o decreto, neste ano, também foi prorrogado – de 30 para 90 dias – o prazo para apresentação de brasileiros naturalizados ou que voluntariamente queiram se alistar. Esse prazo começa a contar a partir do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção .
Quem perder os prazos deve ir à Junta de Serviço Militar mais próxima, pagar uma multa militar e realizar seu alistamento.
O Ministério da Defesa informa que, além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:
obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
inscrever-se em concurso público;
exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Aos munícipes de Agronômica, o pedido de alistamento pode ser feito na Casa da Cidadania, anexa a Prefeitura, na rua 7 de Setembro, 215, Centro.
Horários de atendimento: De Segunda a Quinta das 7h às 13h.
É preciso trazer originais de certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, CPF e RG.
Em caso de 2ª via apresentar também Certificado de Dispensa de Incorporação (se ainda possuir)
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